Brincar é aprender e aprender é brincar

Uma criança que com toda a serenidade, num ambiente seguro
ao lado da mãe, brinca com os seus pequenos blocos de madeira,
adquire um tesouro de experiências sobre uma variedade de conhecimentos,
por exemplo, formas, dimensões, cores, pesos e a força gravítica,
construção, estabilidade e planeamento da ordenação do espaço.
O nível de importância que uma família e a sociedade
dão ao acto de brincar e à criação das necessárias condições,
como espaços seguros e um ambiente de tranquilidade e carinho,
reflecte-se no desenvolvimento de personalidades saudáveis
e da própria sociedade.
Numa escola onde brincar e experimentar desempenham papéis essenciais,
adquirem-se conhecimentos vitais para o resto da vida.

As empresas estão muito mais conscientes da importância de brincar
do que os responsáveis pela educação.
Enquanto a introdução de meios multimédia nas escolas progrida com dificuldade,
explode a venda de jogos de video e de computador.
Estas preferências dos nossos "screenagers" mostram muito claramente
como deveríamos acompanhá-los no processo de aprendizagem
para se tornarem membros valiosos da nossa futura sociedade.

De acordo com o realizador Jean-Luc Goddard é precisa uma vida inteira
para nos tornarmos a criança que deveríamos ser.
Com os novos meios de comunicação existem hoje em dia projectos
em todo o mundo para criar condições de aprendizagem duma maneira criadora
e em forma de brincadeira, não apenas para jovens, mas para toda a sociedade.

O ensino da Física nas escolas reúne todas as condições
para a aprendizagem do relacionamento entre modelos e realidade
e do valor predizível de um modelo
e das suas limitações.
Jovens podem, a brincar,
aprender a classificar as suas observações experimentais,
determinar grandezas relevantes,
moldar em modelos matemáticos as relações entre as grandezas
e seleccionar novas experiências para testar os seus modelos.
Também aprendem a brincar com as consequências dos seus modelos,
baseados principalmente no rigor da lógica matemática.
Portanto, aprendem ainda a lidar
com as manipulações de operações matemáticas necessárias
para produzir previsões que podem ser verificadas com novas observações.
Brincando descobrem as fronteiras dos seus modelos,
criam aplicações ou formulam mesmo novos modelos
para englobar mais conjuntos de resultados experimentais.
Aprendem ainda a prever as consequências das aplicações dos seus modelos
assim que possam julgar a aplicabilidade do modelo.

São conhecimentos adquiridos pela prática,
altamente importantes para o resto da vida.
Deste modo, a Física não tem apenas importância
na colecção de conhecimentos sobre o mundo material,
mas também na criação de uma nova geração
que aprende a testar e justificar modelos e afirmações,
independentemente de quem pretende ser perito.

A Física serve como um padrão compreensível
para os estudos em todas as áreas do saber.


Fevereiro 2001,  Eef van Beveren